Angolanos e São-Tomenses já podem circular sem visto nos dois países. O facto resulta de um acordo de isenção de visto celebrado nessa segunda-feira, entre os dois países, em Luanda com objectivo de impulsionar a dinâmica e o reforço dos laços de cooperação bilateral, segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola, Teté António.
Para o responsável das relações de Angola com outros Estados, a República de São Tomé e Príncipe já é um destino privilegiado dos angolanos e a isenção de vistos, de acordo com Teté António "é um incentivo para que os dois povos circulem mais em ambos os territórios".
O governante esclareceu ainda que, com o presente acordo, que isenta vistos em passaportes diplomáticos, de serviços e ordinários, os dois governos pretendem, entre outras, contribuir para a redinamização da cooperação e introduzir uma nova dinâmica para o desenvolvimento das áreas de interesse mútuo identificadas, reforçando as linhas gerais de cooperação bilateral.
De realçar que a relação de amizade e cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe estão assentes em factores políticos, históricos, culturais e geográficos.
Vale lembrar que em 1995 Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.
No âmbito desse acordo, Angola iniciou, em 2017, a exportar gás butano para São Tomé e Príncipe, um país onde apenas 7% da população consome o referido produto. O envio de gás de Angola para São Tomé visa mesmo contrariar essa realidade.
Fonte: Camunda News e agências
0 Comentários