Zinga Carlos Sambo impugna resultados | Demetro-News

O candidato derrotado nas eleições da Associação Provincial de Futebol da Huíla (APFH), Zinga Carlos Sambo, impugnou, sábado, os resultados do pleito que elegeu o Jornalista Pedro “Pepé” António como novo presidente, por alegadas irregularidades no processo de votação.


De acordo com a nota de impugnação assinada pelo antigo árbitro assistente internacional, enviada ao Jornal de Angola, a reclamação re-sulta da verificação, durante a votação, de grave irregularidade de cariz objectiva passível de revogação do resultado das eleições.
Durante o acto eleitoral, esclarece a nota de pedido de impugnação, o mandatário da lista A, Vovó Luhaco, verificou que o presidente do Clube Águias do Calumbiro, Chicafa, se fez acompanhar até à cabina de votação, por um dos dirigentes dos órgãos sociais do grémio que dirige, levantando a desconfiança de ter este influenciado na decisão do votante.

“A propósito das decisões, segundo o livre-pensador, elas devem obedecer ao critério objectivo e aos elementos ou fins para o qual se destinam e bem assim, as consequências que daí são geradas”, acrescenta a nota.

/>Tendo em conta que as normas universais de votação são individuais e não colectivas, esclarece a nota, os re-presentantes da lista A, consideram estar preenchidos os requisitos pelo facto de a presença deste acompanhante, produzir bastantes elementos indicadores do resultado apresentado.

O presidente eleito, Pepé António, disse ao JA que a alegação da lista derrotada é descabida, pois afecta um dos membros dos órgãos sociais do clube e não da lista oponente, tão pouco da Co-missão Eleitoral.

Pepé António disse que é normal o adversário, por sinal, aposta na continuidade, depois de ver frustrado os intentos, tente inventar histórias, que em nada engrandecem o futebol huilano.

O presidente da comissão eleitoral, Cristóvão Chivela, confirmou a recepção da nota de reclamação da lista A.

Dos dez clubes, inicialmente previsto, votaram nove. A lista B, liderada pelo jornalista Pepé António, venceu por 5-4.

0 Comentários