As vozes das personagens da série de animação Simpsons vão deixar de ser feitas por actores que não sejam da respectiva etnia, revelou recentemente o Diário de Notícias.
A medida, anunciada sexta-feira pela FOX, a produtora, acontece no meio de um amplo debate sobre a cultura pop americana e o domínio dos actores caucasianos, mesmo quando representam pessoas com outras origens. A prática tem sido apontada como uma manifestação de racismo, e os protestos subiram de tom após a morte de George Floyd.
“'Os Simpsons' não terão mais actores brancos a interpretar personagens não brancos”, anunciaram, em comunicado, os produtores da série. Uma das personagens em causa é o indiano da loja de conveniência Apu, que foi dublado pelo actor Hank Azaria.
Segundo o The Guardian, Azaria já tinha dito no início deste ano que não voltaria a interpretar o personagem de Apu, que foi criticada por dar um retrato negativo dos indianos nos EUA. Hank Azaria também dublou o polícia negro Lou e o mexicano-americano Bumblebee Man. O actor branco Harry Shearer interpretou o Dr. Hibbert, que é negro.
A produtora não revelou se Apu ou os outros personagens permanecerão na série. Os Simpsons são o programa mais antigo da televisão norte-americana, há mais de 30 anos no ar. Vai na 31ª temporada e o seu núcleo familiar - Homer, Marge e os filhos Bart, Lisa e Maggie - tem feito as de-lícias de telespectadores de todo o mundo.
A série é distribuída em mais de 100 países.
A primeira aparição de Apu aconteceu num episódio da primeira temporada, The Telltale Head, EUA, com o slogan: “Obrigado, volte sempre”. As críticas à personagem aumentaram em 2017 com o lançamento de um documentário do comediante Hari Kondabolu, The Problem With Apu.
Kondabolu argumentou que Apu apresentava um estereótipo negativo de pessoas do sul da Ásia. A reacção inicial da FOX foi bastante criticada e, este ano, Azaria anunciou que ia deixar o papel polémico.”Acho que o mais importante é ouvir o povo indiano e a sua experiência”, disse a Stephen Colbert no The Late Show.
Outros actores caucasianos, incluindo Mike Henry, da série animada Family Guy e Kristen Bell, do Central Park, também recusaram fazer essas dublagens,
“Foi uma honra interpretar o Cleveland da “Fa-mily Guy” 20 anos. Amo a personagem, mas personagens de cor devem ser interpretadas por pessoas de cor, portanto, vou deixar o papel”, disse Henry no Twitter.
“Foi uma honra interpretar o Cleveland da “Fa-mily Guy” 20 anos. Amo a personagem, mas personagens de cor devem ser interpretadas por pessoas de cor, portanto, vou deixar o papel”, disse Henry no Twitter.
0 Comentários