COVID-19: Angola regista quatro novos casos

Quatro novos casos positivos de transmissão local foram registados no cordão sanitário do Hoji-Ya-Henda, nas últimas 24 horas.





Duas dos infectados são do sexo feminino, de 25 e 49 anos, e outros dois do sexo masculino, de 16 e 35 anos, segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava esta quinta-feira, 28, no ponto de situação sobre a COVID-19.


Os novos casos positivos somados aos 73 registados até quarta-feira, 27, totalizam 77, dos quais 54 activos e estáveis, um em estado delicado, 18 recuperados e quatro óbitos.


Franco Mufinda adiantou que será levantada a cerca sanitária do Futungo, probabilidade para sexta-feira, 29,  no período da tarde.


No ponto informativo foi destacado também o trabalho da Comissão Multissectorial para a Prevenção e Combate à COVID-19 ligado à distribuição de material de biossegurança, medicamentos e equipamentos hospitalar em diferentes províncias, com objectivo de dar resposta a outras endemias, além da pandemia da COVID-19.


As amostras colhidas e processadas até ao momento ultrapassam as 10.000, sendo 77 positivas, 8.195 negativas e as restantes em processamento.


Nas últimas 24 horas, não houve alteração do número de casos suspeitos, mantendo-se os 453, mas subiu de 1.120 para 1.132 o número de contactos directos e ocasionais dos casos positivos sob controlo das autoridades sanitárias.


Nos centros de quarentena institucional estão 1.070 cidadãos, menos 32 comparando com os dados desta quarta-feira, 27.


O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) atendeu 51 chamadas, sendo uma denúncia de caso suspeito e 50 pedidos de informação sobre a COVID-19.


As províncias de Malanje, Bengo, Huíla e Uíge reportaram acções de sensibilização da população para o cumprimento das medidas de prevenção da doença e formação contínua de profissionais de saúde sobre o uso dos equipamentos de protecção individual e colectiva contra o coronavírus.


Os angolanos foram aconselhados, mais uma vez, a permanecer em casa, lavar frequentemente as mãos, observar o distanciamento social, usar máscaras e cumprir com outras medidas de prevenção contra a COVID-19, para evitar a propagação desta pandemia.

0 Comentários